Motor de Busca

Google
 

quarta-feira, maio 30, 2007

Um Prémio?!...

Quem diria!...


Pouco mais de um ano após o nascimento do Blogue ENFERMAGEM XXI, chega até ao nosso conhecimento a escolha para o Prémio "Blogue com Tomates"!!!...



A primeira coisa que nos veio à cabeça quando tivemos conhecimento do prémio foi que, este Blogue sempre deu valor aos tomates e a todo o fantástico mundo da fruta mas, um "reconhecimentozinho" é sempre um motivo de orgulho para qualquer Blogue que se preze...



Depois, fora de brincadeiras e de uma forma mais séria queremos agradecer a honra da distinção ao Criancices, um blogue fantástico que recomendamos sobretudo aqueles que se interessam por assuntos do âmbito pediátrico.



Este é o o selo que distingue os Blogues escolhidos com este prémio:





Quem quiser conhecer melhor esta distinção, basta clicar aqui!


Finalmente, vem a parte mais difícil, escolher outros cinco Blogues para esta distinção.


Assim após um retiro em clausura total, adoptando um critério que manteremos para sempre sigiloso, aqui vão as nossas cinco escolhas (sem qualquer ordem hierárquica de escolha):










Não foi fácil!...



Enfermagem XXI


domingo, maio 27, 2007

Asembleia da Ordem de 19 de Maio


Para todos os que se encontram a frequentar as Pós-Licenciaturas de Especialização nas várias áreas da Enfermagem e para todos os que pretendam saber como irá ser no futuro o acesso à Especialização, deixamos aqui o essencial do que foi aprovado nessa Assembleia geral, onde estiveram presentes cerca de 950 Enfermeiros:



"art.º 7º............. 3 – O título de Enfermeiro Especialista reconhece competência científica, técnica e humana para prestar , além de cuidados gerais, cuidados de enfermagem especializados em áreas específicas de enfermagem.



4 – O título de enfermeiro especialista, na respectiva área clínica, é atribuído ao detentor do título de enfermeiro que:



a) Obtenha aproveitamento no final da segunda fase do internato de enfermagem de acordo com o respectivo regulamento;



b) Seja portador de habilitações referidas na portaria 268/2002 de 13 de Março, cuja formação se tenha iniciado antes da entrada em vigor do presente Estatuto;



c) Seja portador de curso legalmente instituído antes da entrada em vigor da portaria referida na alínea anterior e que confiram direito a título de enfermeiro especialista."

segunda-feira, maio 21, 2007

O SNS - Debate na TSF


Amanhã, dia 22 de Maio, a nossa Bastonária, Enf.ª Maria Augusta Sousa, participará pelas 14.10H, no último debate da TSF sobre a Saúde.


Será mais uma ocasião para fazer ouvir e sentir a "voz dos Enfermeiros" e desejar que a sra. Bastonária continue a dar contributos, se não melhores, que sejam pelo menos de igual nível aos que ultimamente tem (e bem!), expresso na comunicação social. É isso que os Enfermeiros esperam!


São ainda convidados do programa o Sr. Ministro da Saúde, Prof. Correia de Campos, o Dr. Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos, o Prof. António Arnault, ex-Ministro dos Assuntos Sociais e «pai» do SNS e Dr. Paulo Mendo, ex-Ministro da Saúde (PSD).

Espero pessoalmente ainda que estes debates sejam um ponto de viragem para os media e em especial a TSF (a quem já tive oportunidade de enviar um email manifestando-me indignado pelo facto de a nossa Ordem, a maior ordem profissional, não estar representada no programa diário "A Ordem do Dia") rever a sua visão sobre a importância da Enfermagem e dos Enfermeiros no Sistema de Saúde deste País.

Vamos aguardar!...


sábado, maio 12, 2007

Dia 15 de Maio: Reunião com o SEP - Rovisco Pais


Uma reunião muito importante para todos os que ali trabalham e um momento eventualmente importante e decisivo no futuro da Enfermagem de Reabilitação em Unidades Especializadas como é o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais.
É imprescindível a presença e sobretudo a opinião de todos.
(Clicar na imagem para ver programa)

Um ano de Enfermagem XXI


Dou por mim a pensar, uma vez mais, como o tempo voa!
Um ano de blogosfera!...

Iniciou-se timidamente este espaço no "Dia Internacional do Enfermeiro" de 2006 e hoje já em 2007, um ano depois, aqui estamos a reflectir e a olhar para doze meses de inúmeros textos e de algumas lutas travadas em prol da saúde e sobretudo da Enfermagem em Portugal.

Aquilo que começou por ser um passatempo, uma forma de escrever e de pensar a "Enfermagem, a saúde e os seus protagonistas", que se reflectiu no desafio do primeiro post a todos aqueles que pensam, que têm opinião e que gostam de a partilhar com outros, tem vindo paulatinamente a dar alguns frutos, desencadeou e partipou em várias lutas com outros blogues de Enfermagem e sempre com o contributo dos Enfermeiros Portugueses, pelo que ao olhar para trás julgo podermos afirmar, sem falsas imodéstias, que o balanço após este primeiro ano ultrapassou todas as nossas melhores expectativas.

O número de visitas, de comentários, de textos e imagens recebidas, aumentou consideravelmente o gosto já existente, por estes novos meios de comunicação.
Este confronto de ideias, tem mostrado que no presente e sobretudo no que ao futuro da Enfermagem e daqueles que a representam diz respeito, nada mais será como dantes e a blogosfera veio democratizar definitivamente a Enfermagem no nosso país.

O futuro é já agora e o - Enfermagem XXI - irá procurar continuar a trilhar um caminho de respeito pela profissão de Enfermagem, pelos Enfermeiros e por todos os protagonistas da saúde.

O c aminho irá continuar a fazer-se... caminhando!


Obrigado a todos os que por aqui vão passando, esperamos e contamos sempre convosco, assim como dos vossos preciosos contributos!
Enfermagem XXI
P. M. G.

terça-feira, maio 08, 2007

Maio – Mês do Coração


Retirado de www.saude.sapo.pt


Vêm aí mais um mês de Maio, Mês do Coração. Todos os anos é assim.

Apesar de o comemorarmos apenas uma vez por ano, há quem o viva todos os dias. Há quem, por variadíssimas razões, tenha que o ter sempre presente, a condicionar a sua maneira de viver ou de estar.

Foi um mês que provavelmente esteve no seu imaginário sempre que nos ouvia na rádio, nos via na televisão ou sempre que passava os olhos pelas notícias que apareciam nos jornais e nas revistas, mas sem nunca lhe dar a devida importância.

Provavelmente muitos outros tiveram a felicidade de nos ouvir, de nos ler, de seguir alguns dos nossos conselhos, de ter feito algumas das mudanças que sempre propomos e que sempre incentivamos.

Seja como for, há provavelmente muitos mais este ano que nos irão dar muita atenção e que nos irão escutar com outros ouvidos e isto porque de 2003 para 2004 morreram menos pessoas por doenças cardiovasculares em Portugal (cerca de 9,5%).

A proporção de óbitos pelas doenças do coração tem vindo a diminuir ao longo dos anos, encontrando-se em 2004 nos 36,2%.

É excelente dirão alguns, é assustador, dirão outros.

De 2003 para 2004 conseguiu-se evitar que morressem cerca de 11 pessoas por dia, o que é efectivamente excelente.

No entanto apenas se evitou que 11 acidentes vasculares cerebrais ou 11 ataques cardíacos fossem fatais, não se evitou que aquelas doenças aparecessem, o que visto por este prisma parece ser assustador.

Há cada vez menos mortes (graças a Deus que as conseguimos evitar), mas há cada vez mais doentes, o que infelizmente não estamos a conseguir evitar. Este ano a Fundação Portuguesa de Cardiologia vai dedicá-lo novamente à obesidade.

É de facto um problema grave de saúde que tem vindo a crescer nas últimas décadas. Somos geneticamente capazes de resistir às privações, à escassez e à fome, mas não estamos metabolicamente preparados para a abundância.

Há cada vez mais obesos e pré-obesos (aqueles que têm sido classificados como tendo excesso de peso) e esta realidade está a atingir, de uma forma alarmante as nossas crianças, aquelas a quem não queremos que lhes falte nada (de saúde entenda-se), aquelas que amamos do fundo do nosso coração.

Mas este ano a questão da obesidade vem associada a um problema de saúde grave, a diabetes. Já falámos da obesidade e do sedentarismo, da obesidade e dos excessos alimentares, e este ano juntámo-lo à diabetes. A obesidade e a diabetes há anos que vivem juntas.

Melhor seria se nunca se conhecessem, mas a vida tem destas coisas e as doenças cardiovasculares, são para os diabéticos “amargos de boca” com que têm que viver.

A associação entre estas duas doenças é tão forte que não só o diabético é um doente que mais cedo ou mais tarde vem a sofrer de doenças cardiovasculares, como também os doentes cardíacos vêm a sua frágil saúde a complicar-se, muitas vezes, com a diabetes.

A obesidade é assim um factor comum às duas. Associados à obesidade, vêm o colesterol, a tensão arterial, o sedentarismo entre outros problemas, mas por outro lado são poucos os diabéticos que não sejam no mínimo pré-obesos, que não sejam sedentários que não tenham um colesterol elevado e uma tensão alta, entre muitos outros problemas específicos desta doença. Digamos que não há quem seja só diabético.

De certeza que se encontra um conjunto de outros factores que implicam também o coração. O diabético chega a fazer pequenos enfartes no coração (que só se vêem mais tarde no electrocardiograma) sem aquele desconforto no peito que o indivíduo não diabético sente e que o motiva a ir ao hospital.

Até parece que o diabético está irremediavelmente “agarrado” ao ditado que diz, “um mal nunca vem só”.

No entanto, um diabético que adopte uma alimentação mais cuidada, menos abundante e mais variada, que faça uma actividade física que lhe dê prazer e que reduza o seu peso, consegue também controlar melhor a sua diabetes, a sua tensão arterial, consegue andar com o colesterol mais perto dos valores recomendados, consegue, no fundo, viver uma vida plena.


Dr. Luís Negrão

Coordenador Mês do Coração 4 de Maio de 2007

sábado, maio 05, 2007

Para todas as mães do mundo


Mãe…
(Poemas escritos por várias crianças)


Mãe,
eu gosto muito de ti.
Os teus olhos parecem flores
Plantadas num jardim
És muito alegre e carinhosa
Gentil e habilidosa
És uma boa mãe
Sempre cheia de alegria.
Rute


Mãe…
Minha mãe dá amor,
É linda como uma flor…
Minha mãe é carinhosa,
Bonita como uma rosa…
Sara

Mãe,
gosto muito de ti
E sei que gostas de mim.
Dou-te o meu amor e carinho
Sempre junto com um beijinho.
Ruben


Mãe…
Mãe, teus olhos são brilhantes,
São tão bonitos como estrelas.
As tuas mãos são como seda,
O teu cabelo é macio.
Dás muito amor e carinho,
Minha mãe, és muito bonita!
Luís


Mãe…
Minha mãe me dá amor
E é como uma flor.
É muito carinhosa
E amorosa.
Gosto muito de ti.
Rita

Por Madeleine!...

Porque na vida há momentos, pequenos instantes e pequenos lapsos que cometemos no nosso papel enquanto pais (não quero aqui discutir a gravidade de cada uma dessas falhas), por breves segundos que podem vir a ser fatais e porque ninguém neste momento de angústia se deve preocupar em apontar o dedo mas, sim em rezar e esperar que os meios de busca e salvamento tenham sucesso ...
E ainda porque amanhã é um dia muito especial vamos esperar e acreditar que vai haver boas notícias para o casal inglês, que poderia ser de outra nacionalidade, nas próximas horas...
Este blogue está por Madeleine e ainda por todas as outras "Madeleines" que todos os dias desaparecem...