Motor de Busca

Google
 

terça-feira, maio 26, 2009

Haja alegria!

No meio de tanta coisa "menos boa", para não lhe chamar outra coisa, que anda acontecer por aí e sobretudo na Enfermagem, conheci hoje este vídeo que mostra que onde há alegria e onde há coisas positivas, facilmente isso se transmite a todos os que estão à volta (infelizmente o contrário também parece ser verdade).

Filmado num centro comercial em Lisboa:


sexta-feira, maio 22, 2009

Hospitais: "São João" arquiva processo disciplinar a enfermeiro que se queixou ao PR


Parece que, para já, a Administração do HSJ colocou um ponto final nesta pouca vergonha...

Ou terá sido um ponto e vírgula?...

Vamos estar atentos!

"Porto, 22 Mai (Lusa) - O Conselho de Administração do Hospital de São João anunciou hoje o arquivamento do processo disciplinar contra um enfermeiro que escreveu ao Presidente da República queixando-se de que estava a ser injustiçado, perseguido e discriminado pelas chefias.

"Atendendo ao superior interesse público, e à consideração que nos merecem todas as instituições democráticas, o Conselho de Administração do Hospital de São João decide arquivar o processo, na certeza de melhor servir os interesses do país", refere um comunicado da administração hospitalar.

No texto, a administração do Hospital de São João justifica o processo iniciado, e agora arquivado, porque a carta do enfermeiro ao Chefe de Estado continha afirmações "falsas, ofensivas e difamatórias para a instituição e para os profissionais que nela exercem funções, nomeadamente, para os profissionais do Serviço de Otorrinolaringologia".

Ao recorrer aos mecanismos legais, internos e externos, o hospital pretendia não só o "completo esclarecimento dos factos invocados na exposição referida, mas também à responsabilização dos diversos intervenientes".

A questão foi levantada há cerca de um mês pelo deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, numa pergunta feita à ministra da Saúde, Ana Jorge, na comissão parlamentar da especialidade.

"Como a ministra disse que não tinha elementos para responder, fiz a pergunta por escrito", contou o deputado à agência Lusa, explicando que nunca obteve resposta.

Quinta-feira, o diário i debruçou-se sobre o caso (que já anteriormente tinha sido publicado no Público), explicando que a administração e a directora do Serviço de Otorrino apresentaram uma queixa-crime por difamação contra um enfermeiro da unidade, na sequência da carta escrita pelo profissional ao Chefe de Estado.

Uma fonte oficial de Belém, citada hoje pelo mesmo diário, afirmava que o Presidente da República considera "absolutamente inaceitável que alguém possa ser processado por lhe ter escrito uma carta".

Comentando à Lusa a decisão da administração hospitalar, João Semedo disse que ela "não podia ser outra", "só peca por tardia" e que, de resto, "nunca devia ter sido tomada".

Semedo lamentou também o silêncio que o Ministério da Saúde manteve sobre o assunto "durante um mês" e disse esperar que a Administração do Hospital de São João "não procure outra forma de retaliação".

O deputado do BE considerou que "seria particularmente grave" que este arquivamento não fosse acompanhado com a desistência do processo-crime.

JGJ.

Lusa/fim"

domingo, maio 17, 2009

Onde é que isto vai parar?

É por estas e por outras, que há muita gente a desejar o regresso de Salazar!...

Saiu ontem no Público:

"Carta a Cavaco dá processo disciplinar a enfermeiro
Margarida Gomes

A administração do Hospital de S. João instaurou um processo disciplinar a um enfermeiro tendo em vista "despedimento com justa causa" por ter escrito uma carta ao Presidente da República na qual se queixava de "perseguição por parte das chefias". O enfermeiro em causa incompatibilizou-se com a directora do Serviço de Otorrinolaringologia e foi transferido para outro serviço quando se encontrava em pleno gozo de férias.
Na carta, o enfermeiro denunciou "estar a ser vítima de injustiça, perseguição e discriminação" e aproveitou para fazer algumas considerações sobre o funcionamento do serviço em que trabalhava, questionando a actuação da respectiva directora. Alguns dias depois, a carta serviu de pretexto para a administração do hospital decidir a abertura de "um processo disciplinar contra o enfermeiro tendo em vista o seu despedimento com justa causa", invocando para isso a natureza difamatória da missiva. Sucede que o processo disciplinar não lhe foi instaurado de imediato, mas sim alguns meses depois do incidente com a directora do serviço.
A questão já chegou ao Parlamento e na última audição parlamentar, o deputado do BE, João Semedo, confrontou a ministra da Saúde, tendo Ana Jorge afirmado desconhecer o caso. Mas para que a questão "não caia no esquecimento", o Bloco dirigiu, entretanto, uma pergunta à ministra da Saúde por considerar que "a decisão da administração é grave e revela uma concepção antidemocrática e totalitária sobre os direitos e liberdades dos trabalhadores e dos cidadãos". Na pergunta dirigida à ministra, o BE pretende saber se "o Governo considera aceitável e justificada a abertura de um processo disciplinar para despedimento com justa causa de um profissional de Hospital de S. João, a pretexto de uma carta dirigida pelo referido profissional ao Presidente da República, na qual exprime a sua opinião e críticas ao serviço e respectiva directora?".
O PÚBLICO tentou obter um comentário da administração, mas a assessora de imprensa informou que o hospital não pretendia fazer qualquer declaração sobre o caso. Também o enfermeiro se recusou a comentar o caso.
A administração do Hospital de S. João considerou que o conteúdo da carta é difamatório e, por isso, avançou com a instauração de um processo disciplinar com vista a despedimento

Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA"

Mais palavras para quê?...
Onde é que isto vai parar?...

sexta-feira, maio 15, 2009

A Gripe


Ora aí está um texto com o qual concordo em absoluto!

Somos um país tão "esquecido", que nem a gripe do(a)s porco(a)s nos quer!!!...

Na sua falta, arranja-se sempre uma qualquer - Gripe A!

"A Gripe Suína

Embora ninguém nos tenha encomendado o sermão (cada vez mais os Enfermeiros estão a ser substituídos por Médicos), vamos entrar na expectativa de que um dia a “gripe suína” virá, também para Portugal.

Chega a ser confrangedor ver tanta gente à espera da gripe suína e ela não vem. Parece uma fatalidade esta segregação do vírus H1N1, pelo nosso país.

Já que o vírus não tem maneira de chegar, vamos ao menos assimilando a informação disponível:Para já, a gripe deixou de ser suína, como também não é aviaria, embora tenha um pouco das duas; chama-se gripe A.

Quem se vacinou contra a gripe, no Inverno passado, está mais protegido que aqueles descrentes que não se vacinaram, por isso escusam de ir a correr, comprar o Tamiflu, na farmácia da esquina, ao primeiro espirro. Diz o Ricardo Jorge que “a vacina recomendada tinha 3 componentes um dos quais era precisamente o H1N1, tal como esta nova estirpe. Não é exactamente a mesma; mesmo assim ainda há alguma protecção.

”Por sua vez Francisco George afirma: - “Sabemos que irá haver uma pandemia. E se não for esta será outra. Mas Portugal está tão preparado como qualquer país da União Europeia. Este vírus (H1N1) é mais sensível aos medicamentos que o H5N1 (gripe dos pássaros).Jaime Nina, do Ricardo Jorge sublinhou: - “O tratamento de casos pode ser feito com recurso a antivíricos existentes no mercado como o Tamiflu, também usado na gripe aviaria. Se for dado no início o Tamiflu é muito eficaz, daí que a DGS insista para que as pessoas que estão doentes vão rapidamente aos serviços de saúde. Uma semana depois, o antivírico já não faz nada.”

O que é preciso é esgotar o stock de Tamiflu, onde o Estado gastou 4 milhões de €€.

Não sabemos, ao certo, no meio de tanta ciência certa, o que se entende por “tomar no início”… Será ao primeiro espirro, como se dizia do Melhoral?

“Uma semana depois já não faz nada…”.

Quando começamos a contagem da semana, antes de tomar o “eficaz” Tamiflu, prestes a esgotar o prazo de validade para os HH5-1, antes de começar a toma? Antes de vir o 1º espirro? Antes de ter a certeza de que os laboratórios de Inglaterra aprovem o diagnóstico da gripe suína, que passou a “Alfa”?Felizmente que as previsões e aconselhamentos para a vacinação da gripe, “tão boa que até se faz nas farmácias” e para a aquisição do Tamiflu, colocaram Portugal na vanguarda dos países mais bem preparados para receber a série dos HH gripais venham de porcos, pássaros ou do próprio “Homo Erectus”.

Para mais esclarecimentos científicos aconselhamos a leitura do livro “Os inventores de Doenças” de Jörg Blech.

Se não conseguirem o Tamiflu aconselhemos as pessoas a fugirem de salas de espera cheias, como as dos CS e Hospitais, mesmo que estejam à espera do médico conselheiro; desinfectem as narinas, com álcool, várias vezes ao dia, abram as janelas do espaço onde estiverem e durmam descansadas, que a gripe há-de passar, quando mais não seja para justificar toda esta ciência. Se não se gastar o Tamiflu, mais uma vez, pode ser que alguém o transforme em suporte de moeda, como se fazia com o sal e a pimenta, em tempos idos. Que bom seria para os cofres do Estado, onde o ouro é uma incerteza…

Haja Deus e um pouco de calma, para quem está de consciência tranquila!

O Presidente da Direcção do SE - José Correia Azevedo"

terça-feira, maio 12, 2009

Enfermagem XXI - 3 anos depois, de Greve, pela Enfermagem!


Três anos depois do nascimento deste blogue, 12 de maio de 2009 - Dia do Enfermeiro - a luta, a força da razão e a necessidade de ter mais e melhor Enfermagem, faz-nos continuar e não vacilar em mais um importante dia de luta.

Por isso, bom dia de greve e voltem sempre, gosto de vos ter por cá!
Hoje estou de Greve (a assegurar cuidados mínimos)!


Enfermagem XXI