Motor de Busca

Google
 

sexta-feira, maio 15, 2009

A Gripe


Ora aí está um texto com o qual concordo em absoluto!

Somos um país tão "esquecido", que nem a gripe do(a)s porco(a)s nos quer!!!...

Na sua falta, arranja-se sempre uma qualquer - Gripe A!

"A Gripe Suína

Embora ninguém nos tenha encomendado o sermão (cada vez mais os Enfermeiros estão a ser substituídos por Médicos), vamos entrar na expectativa de que um dia a “gripe suína” virá, também para Portugal.

Chega a ser confrangedor ver tanta gente à espera da gripe suína e ela não vem. Parece uma fatalidade esta segregação do vírus H1N1, pelo nosso país.

Já que o vírus não tem maneira de chegar, vamos ao menos assimilando a informação disponível:Para já, a gripe deixou de ser suína, como também não é aviaria, embora tenha um pouco das duas; chama-se gripe A.

Quem se vacinou contra a gripe, no Inverno passado, está mais protegido que aqueles descrentes que não se vacinaram, por isso escusam de ir a correr, comprar o Tamiflu, na farmácia da esquina, ao primeiro espirro. Diz o Ricardo Jorge que “a vacina recomendada tinha 3 componentes um dos quais era precisamente o H1N1, tal como esta nova estirpe. Não é exactamente a mesma; mesmo assim ainda há alguma protecção.

”Por sua vez Francisco George afirma: - “Sabemos que irá haver uma pandemia. E se não for esta será outra. Mas Portugal está tão preparado como qualquer país da União Europeia. Este vírus (H1N1) é mais sensível aos medicamentos que o H5N1 (gripe dos pássaros).Jaime Nina, do Ricardo Jorge sublinhou: - “O tratamento de casos pode ser feito com recurso a antivíricos existentes no mercado como o Tamiflu, também usado na gripe aviaria. Se for dado no início o Tamiflu é muito eficaz, daí que a DGS insista para que as pessoas que estão doentes vão rapidamente aos serviços de saúde. Uma semana depois, o antivírico já não faz nada.”

O que é preciso é esgotar o stock de Tamiflu, onde o Estado gastou 4 milhões de €€.

Não sabemos, ao certo, no meio de tanta ciência certa, o que se entende por “tomar no início”… Será ao primeiro espirro, como se dizia do Melhoral?

“Uma semana depois já não faz nada…”.

Quando começamos a contagem da semana, antes de tomar o “eficaz” Tamiflu, prestes a esgotar o prazo de validade para os HH5-1, antes de começar a toma? Antes de vir o 1º espirro? Antes de ter a certeza de que os laboratórios de Inglaterra aprovem o diagnóstico da gripe suína, que passou a “Alfa”?Felizmente que as previsões e aconselhamentos para a vacinação da gripe, “tão boa que até se faz nas farmácias” e para a aquisição do Tamiflu, colocaram Portugal na vanguarda dos países mais bem preparados para receber a série dos HH gripais venham de porcos, pássaros ou do próprio “Homo Erectus”.

Para mais esclarecimentos científicos aconselhamos a leitura do livro “Os inventores de Doenças” de Jörg Blech.

Se não conseguirem o Tamiflu aconselhemos as pessoas a fugirem de salas de espera cheias, como as dos CS e Hospitais, mesmo que estejam à espera do médico conselheiro; desinfectem as narinas, com álcool, várias vezes ao dia, abram as janelas do espaço onde estiverem e durmam descansadas, que a gripe há-de passar, quando mais não seja para justificar toda esta ciência. Se não se gastar o Tamiflu, mais uma vez, pode ser que alguém o transforme em suporte de moeda, como se fazia com o sal e a pimenta, em tempos idos. Que bom seria para os cofres do Estado, onde o ouro é uma incerteza…

Haja Deus e um pouco de calma, para quem está de consciência tranquila!

O Presidente da Direcção do SE - José Correia Azevedo"

2 comentários:

Nisa Gomes disse...

Realmente estamos a afundar-nos. O ideal era ter nascido noutro país, sei lá... Alemanha, por exemplo.Nem a gripe nos quer e os portugueses já nem têm forma de agir, não sabem se hão-de competir entre si, se entreajudar, se apenas assistir ao descalabre. Mas também eu sou portuguesa e chego assim à conclusão que nós não fazemos mais nada senão nos queixarmos.Por isso, não quero fazer parte dessa "lista negra" e tudo farei o que estiver ao meu alcance para contrariar esta tendência. Um gota num oceano é verdade, mas uma gota de consciência limpa.
Saudações RB

Nisa Gomes disse...

Já o adicionei à minha lista de links de blogs...boa continuação