Motor de Busca

Google
 

sexta-feira, outubro 10, 2008

Última hora: Notícia TSF


Última hora:

"Reunião entre enfermeiros e farmacêuticos termina sem acordo

A reunião entre as ordens dos Farmacêuticos e dos Enfermeiros sobre a administração de vacinas nas farmácias terminou, esta sexta-feira, sem acordo, com as duas entidades a defender a capacidade dos seus profissionais em administrar vacinas em segurança.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, que durou aproximadamente duas horas e decorreu na Ordem dos Farmacêuticos, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros voltou a defender que a administração de vacinas em farmácias tem de ser feita por um enfermeiro.

«Fizemos uma nota à população e aos cidadãos a aconselhar, porque esta é a nossa leitura sobre a matéria, que procurassem as farmácias onde estão enfermeiros que foram contratados para garantir que estes serviços fossem administrados com a máxima segurança e iremos continuar a dizer aos cidadãos isto», disse Maria Augusta Sousa.

Perante a falta de consenso, as duas entidades envolvidas agendaram um novo encontro para 23 de Outubro, sendo que, se não houver acordo nesse dia, a Ordem dos Enfermeiros admite avançar com medidas mais radicais, como «providências cautelares».

Até esse dia, as farmácias vão continuar a administrar vacinas, garantiu a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.

Trata-se de «um acto que, no nosso entender, pode pertencer a uma zona comum. Não conseguimos admitir que um farmacêutico, com as qualificações que tem, não possa ser um profissional qualificado para este tipo de administração», disse Elisabete Faria."



Ouvir aqui:

Maria Augusta Sousa, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, reforça um apelo lançado à população

Maria Augusta Sousa admite avançar com «providências cautelares»

Elisabete Faria, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, diz que os farmacêuticos estão qualificados para administrar vacinas


TSF

5 comentários:

Anónimo disse...

Na mesma linha de pensamento da Sra. Elisabete Faria, no "meu entender, a venda de medicamentos e directoria técnica de uma Farmácia ou Parafarmácia, tb pode pertencer a uma zona comum. Não consigo admitir que um Enfermeiro com as qualificações que tem, não possa ser um profissional para este tipo de responsabilidade".

E que tal???

É para um, é para todos!

Luís Sousa (Enfermeiro)

Anónimo disse...

só falta quererem vir para os hospitais e centros de saúde administrar medicação

Anónimo disse...

Um excelente artigo....
Hoje sinto-me triste por pertencer a um SNS podre, e digo isto, porque ninguém faz nada para mudar. Sabemos das necessidades, dos meios e recursos necessários e ninguém faz nada, tudo procura seu "tacho". Hoje saturei e vou começar a falar já que quem de direito e dever não o faz...
1 - por onde começar, hospitais...
Altura de vacas magras, reduz-se parametros e afirma-se que não eram necessários, cuidados assegurados qualidade excelente tipo talho e despersonalizado, pago à tarefa. Por outro lado compram-se carros para a administração, paga-se a gasolina da administração e da família, paga-se a revisão dos carros e mudança de pneus, da administração e famílias. Paga-se deslocações e portagens as conhecidas ajudas de custos, à administração e família, concursos em que as empresas que concorrem já têm preços definidos, e a administração já definiu as condições anteriormente. Telemoveis oferecidos à administração e familiares com todas as chamadas pagas. Viagens de férias pagas pelas grandes e pequenas empresas concorrentes. Outro luxos tipo quadros, canetas, livros tudo pago pelo hospital, para a administração e familiares.
Atribuição de bolsas a uns elementos e a outros não na mesma instituição, sem qualquer tipo de justificação. Despensas de serviço se qualquer critério para uns e para outros não é possível o hospital não suporta.
Alarmes, maquinas de lavar, equipamentos para consultorios privados, obras em casa tudo pago pelos hospitais.
2 - Departamentos de formação para uns e outros não, com direito a subida de indice mesmo em epoca de congelamento.
3 - Isenção de propinas, para ESPECIALIDADES, MESTRADOS E DOUTORAMENTOS para uns e para outros, nem adivinham. Concursos de selecção para as anteriormente referidas com entrada de elementos sem constarem nas listas de candidaturas e entradas directas sem critérios minimos.
4 - Saídas para o estrangeiro com direito a bolsa.
5 - Acumulação de horários e vencimentos.
tudos isto em epoca de vacas magras, dificuldades financeiras de à +- 2 anos para cá.
6 - Mudanças de serviços e instituições sem critérios e só para alguns ...
7 - Fazer turnos em serviços sem doentes, inclusivé de chefia...
8 - querem mais, porque existem muitas coisas mais...
Fico a aguardar e vou revelando..
tentando ir cada vez mais ao especifico....espero que chegue a abrir olhos e futuramente vou procurar ter mais coragem e revelar mais...

Unknown disse...

É bom ver que regressou *as Postagens. Bem vindo de volta .

Até já

Administrador disse...

É bom ver que está de volta à actividade, parafraseando a colega Vera Carvalho.
A intransigência cega por parte da Ordem dos Farmacêuticos ainda dará maus resultados. Cá estaremos para ver e, obviamente, dizer "nós avisamos quem de direito".