Motor de Busca

Google
 

terça-feira, março 13, 2007

E mais nada!...


Fui hoje informado por um colega que habiltualmente visita o blogue Enfermagem XXI e também outros (como este) que podem ser linkados nesse espaço, que estavam a ser utilizadas com um fim específico noutros blogues, expressões de um post cujo título é "Assembleia da Ordem - Os Enfermeiros vão lá estar?".


Como Editor do blogue Enfermagem XXI, ponderei se haveria de fazer algum comentário sobre esse facto, até pq o responsável não se identifica e tenho por princípio não responder a anónimos, mas pq o blogue Enfermagem XXI não é um espaço de oposição a ninguém, não é partidário de qualquer facção oposocionista da Ordem, não pretende ser sequer um veículo de transmissão de um movimento em especial (todos os que existirem e desejarem terão lá os seus links) pretendemos apenas agitar consciências, pq não aceitamos o uso de determinadas expressões como aquelas que foram usadas em apêndice aos parágrafos retirados do Enfermagem XXI e ainda, pq esses comentários foram difundidos em vários blogues, entendo deixar aqui umas breves notas:


- O texto que serviu de instrumento de arremesso por um determinado anónimo (será que é Enfermeiro?), foi escrito com o objectivo de agitar consciências e provocar aqueles que criticam com termos e métodos que me parecem ser pouco eficazes e sobretudo pouco credíveis para quem pretendem trazer às suas causas;


- levar os Enfermeiros a intervir nos locais próprios e não descarregarem as suas fustrações apenas nestes espaços, aprendendo e tendo a frontalidade de as assumir nos locais próprios;


- possuir uma forma mais eficaz, económicamente mais acessível e melhor organizada, que possa permitir aos Enfermeiros que se manifestem interessados (todos deveriam estar!), participar activamente nestas Assembleias.


De qualquer forma, o Enfermagem XXI é um espaço onde todos os protagonistas se podem manifestar, desde que usem de linguagem não insultuosa!... Mesmo no anonimato!...



ENFERMAGEM XXI

2 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto aos colegas se por acaso sabiam do protocolo "Compromisso com Saúde" entre o Ministério da Saúde e a Associação das Farmácias, em que o mesmo, prevê que se prestem determinados cuidados e actos de saude, que hoje são efectuados por enfermeiros e médicos, tais como administração de terapeutica e primeiros socorros. Tambem meios complementares de diagnóstico e terapeutica, assim como cuidados farmaceuticos: mas o que é isso de cuidados Farmaceuticos?
Gostava que colegas proprietários de Clinicas e Centros de Enfermagem dessem uma opinião. Não acham injusto que as famácias possam alem da função (que tem) de vender medicamentos, agoram possam tambem prestar cuidados de saúde? Então porque não podem os centros de enfermagem tambem vender medicamentos? E a ordem dos enfermeiros nada diz? Aquilo que ainda hoje é reconhecido pela população como actos de enfermagem podem agora ser efectuados por farmaceuticos? Não deveria a ordem dos enfermeiros retirar a imcompatibilidade aos enfermeiros de serem proprietários de farmácias, para que assim possamos tambem ter farmácias e efectuar lá esses cuidados?Pelos vistos tem defendido mais a nossa classe a ordem dos médicos e a ERS, dos nossos responsáveis, NADA!!!Vejam só a injustiça que vai ser gerada para os enfermeiros em regime Liberal: Aquando da venda de vacinas, as pessoas vão às farmácias comprá-las e fazem lá a sua administração, e os enfermeiros, nos seus postos de enfermagem não vão administrar uma sequer!!! Vai o lucro só para as farmácias, como se ele já fosse pouco! Temos o dever de defender os nossos interesses e cabe à Ordem dos Enfermeiros defender tambem aqueles que se dedicam ao exercicio liberal da profissão, pois os centros de enfermagem tem história em Portugal e projectaram uma imagem positiva na nossa sociedade. Vamos agora ser aniquilados pelo poderio económicos das farmácias? Eu tambem quero, então, uma farmácia. Ou a Ordem retira a incompatibilidade dos estatutos ou serei obrigado a entregar o cartão para ser proprietário de uma farmácia e assim poder continuar a exercer a enfermagem Liberal, mas agora como técnico de farmácia ou outro?? Vejam a posição da ERS, infelizmente defende melhor os nossos interesses do que a Ordem!! Vamos fazer alguma coisa e não nos vamos deixar intimidar com estas negociatas do Governo e o poder economico das farmácias!!!
Colega, se possivel manifeste esta discussão com informação na sua página
Obrigado

Enfermagem XXI disse...

Colega como sabe nós - Enfermagem XXI - fizemos a divulgação desse texto do SEN em vários blogues de enfermagem. No entanto, e pq esta questão tem merecido da parte dos Enfermeiros a atenção e a indignação que se impunha, já que uma vez mais a no ssa Ordem parece ficar aos papeis, vamos colocar esse texto em destaque no nosso blogue!!!
Obrigado pela sua participação e volte sempre!

Enfermagem XXI