Motor de Busca

Google
 

segunda-feira, março 12, 2007

Assembleia da Ordem - Os Enfermeiros vão lá estar?...

Está convocada a Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros para dia 17 de Março, com início às 13.30 horas, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências de Lisboa – Bloco C3, ao Campo Grande, com a seguinte Ordem de Trabalhos:


"1. Leitura e aprovação da acta da reunião ordinária da Assembleia
Geral realizada em 11 de Maio de 2006;


2. Discussão e votação do Relatório e Contas referentes ao ano 2006,
de acordo com o artigo 12.º, alínea b), do Estatuto;


3. Discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o
ano 2007, de acordo com o artigo 12.º, alínea a), do Estatuto;


4. Discussão e votação das propostas de alteração dos artigos
3º,6º,7º,8º,9º,20º,27º,29º,30º,31º,34º,37º,40º e 98º do Estatuto
da Ordem dos Enfermeiros de acordo com o artigo 120, alínea c) do
Estatuto da Ordem dos Enfermeiros;


5. Análise e discussão da proposta relativa ao modelo de
individualização das especialidades.
A minha pergunta é, depois das críticas que por essa blogosfera se faz à Ordem e à sua Bastonária, quantos de nós terão a frontalidade e a coragem de o fazerem no local próprio que é a Assembleia Geral?...

E já agora, porque estas reuniões são sempre feitas em Lisboa, porque não programar uma forma mais organizada e económica (pq os tempos são difíceis) para todos podermos estar presentes nesta reunião, da qual fazem parte pontos de ordem extremamente importantes e decisivos para o presente e futuro da Enfermagem em Portugal?

Fica aqui a "provocação" e a sugestão...
P.S. - Não se esqueçam que para participar na Assembleia Geral tem de ter a Cédula Profissional em dia!

5 comentários:

Doutor Enfermeiro disse...

Colega, infelizmente não terei oportunidade para lá estar (com muita penha minha)! Mas concerteza que sempre que há uma reunião da Ordem em que tenho oportunidade de assistir, tudo o que penso e digo, assim como tudo o que escrevo no blog, eu digo-lhe frontalmente. Assim aconteceu na última reunião da Ordem!! Disse tudo o que tinha para dizer, pelo que inclusivamente a vice-presidente da Orde, Enf. Teresa Oliveira Marçal veio falar comigo no intervalo, amigavelmente claro! Ninguém nos faz algum mal ou tão pouco prejudica se opinarmos verdadeiramente! Sim, pertenço a uma facção anti-maria augusta de sousa e seus membros e não anti-ordem!! Sou apoiante do conceito de Ordem profissional, mas não posso ser apoiante das actuais políticas da mesma!

Uma coisa lhe posso garantir: só depois de eu ter falado nessa última reunião, é que todos os colegas começaram a falar (de certa forma quebrei o gelo!)! Não há quer ter medo algum! Todos os enfermeiros que lá se encontravam mostraram ser opositores!

Eu falo! E não tenho ou vou ter algum problema com isso! Nem eu, nem ninguém!

Mas tenho VERDADEIRAMENTE muita pena de não poder estar presente nessa assembleia! Eu sou daqueles que sempre que posso, estou presente!!

Enfermagem XXI disse...

Caro Colega, antes de mais os meus agradecimentos pela participação neste espaço, uma vez mais.

Todos os mais identificados com estas coisas da blogosfera, saberemos que o Colega "Doutor Enfermeiro" é uma voz que tem vindo a evidenciar-se na oposição a esta Bastonária e não vem daí, na minha perspectiva mal ao mundo, pq eu tb me incluo, como já escrevi em vários espaços como este, naqueles que não se reveem em grande parte das acções que esta Ordem tem levado a cabo, ou que não tem levado a lado nenhum.

Mas, concordará ou não o Caro Colega, existem por aí um sem número de anónimos e pseudóminos, que para além de não apresentarem ideias novas, apenas criticam sem a coragem de asumirem os seus pontos de vista nos locais próprios de discussão. Será por medo, por pouca consistência das suas propostas?!?...

Eu várias vezes fiz ouvir a minha voz e tb o fiz por escrito junto da Ordem, sobretudo aquando da proposta de encerramento de algumas Especialidades. Uma coisa é certa, eu vou continuar a fazê-lo sempre que me pareça pertinente e sustentável junto de quem de direito.

Por isso todos devemos ter o nosso papel e desempenhá-lo activamente junto dos orgãos e nos locais próprios, só assim poderemos ter e ser um polo dinamizador da Mudança!

Cumprimentos, volte sempre a este espaço,

Enfermagem XXI

Doutor Enfermeiro disse...

Concordo consigo colega. É bom saber que os enfermeiros começam a pensar em uníssono!
Potencia a nossa força nas nossas lutas e reivindicações.
Muitos poderão pensar qUe todas estas intenções são meramente corporativistas, mas não.
O fim último de todas estas investidas, é o bom funcionamento do sistema de saúde, o atendimento condigno aos utentes, entre outras coisas... Para que a classe de Enfermagem (maior classe do sector da saúde, como sabe...) possa responder a todas estas exigências, é necessário pensar na nossa justiça, bem-estar, direitos e ... deveres claro!
Um grande abraço,
DE

Anónimo disse...

O problema é que para os enfermeiros que estão desempregados e que não têm as cotas em dia (e consequentemente, não têm a vinheta do ano 2007), como eu, não podem participar na Assembleia! Acho ridículo que nos queiram cobrar a cota mensal mesmo nós estando inactivos! Não se faz! Mostro o meu desagrado não as pagando, mas por outro lado começo a pensar que assim também não posso participar nas assembleias e não posso falar pessoalmente com os membros da OE, nomeadamente a Enf. Maria Augusta, para ver se ela me explica os cálculos do rácio enfermeiro/habitante porque vai fazer 9 meses que conclui o curso e continuo sem trabalhar...
Joana Silva

Anónimo disse...

Caros colegas,
é bom encontrar alguém com visões claras e desemporiradas sobre a realidade. Agora digam-me: serei apenas eu que penso que a nossa Ordem se está atranformar num Mega sindicato.
Está ou não a acontecer o descrédito da nossa organização?
JP