Motor de Busca

Google
 

domingo, maio 07, 2006

Ser Enfermeiro

Dia 12 de Maio de 2006, "Dia Internacional do Enfermeiro".
Uma data que pelo seu simbolismo dá início a este blogue. Pretende-se que seja um espaço dedicado à profissão, desde os Enfemeiros, aos estudantes de Enfermagem, não esquecendo também as pessoas, utentes ou não de Cuidados de Enfermagem, que queiram também deixar aqui o seu testemunho.
Ser Enfermeiro é ser humano, com todas as suas dimensões, potencialidades e restrições, alegrias e frustrações; é ser aberto para a vida, e ao mesmo tempo envolver-se no compromisso assumimido com a Enfermagem, com os utentes.
O Enfermeiro ajuda os doentes a superar a doença com conhecimento científico adquirido, mas também com conforto, cuidado e atenção.
Ser Enfermeiro é ser "gente que cuida de gente".
Os Enfermeiros sempre agiram com base em normas, em princípios gerais aceites consensualmente, formando uma organização do seu saber. O conjunto de crenças, valores, expectativas e normas de acção da Enfermagem sempre formaram, em sentido amplo, uma teoria operativa, ou seja, fundamentos da acção, explicação para se realizar ou não, determinadas acções. Dessas normas para a acção, há um caminhar para o seu questionamento e reformulação através da reflexão e da actividade de pesquisa.
Este espaço pretende, por isso mesmo, ser um local onde livremente se possam fazer também algumas reflexões sobre a nossa actividade profissional e académica, assim como pretende realçar aspectos práticos e experiências pessoais do nosso dia-a-dia, da nossa convivência contínua com as alegrias, as tristezas, as vitórias e as derrotas da vida.
Conto com todos nesta caminhada, vamos fazer deste espaço um fórum para divulgar, partilhar dificuldades e contributos, dando deste modo mais alguns passos em direcção a uma melhor Enfermagem em Portugal no Século XXI.
Conto todos, vamos a isso?
Pedro Miguel Gordo

9 comentários:

Anónimo disse...

Contem também comigo!

Anónimo disse...

ó men..
se tu estas nessa eu também estou..
tu és o maior!! He rules!!! és o maior mesmo!! quando crescer quero ser como tu, mas em versão masculina! Abraço!
CPLEER

Anónimo disse...

so posso dizer uma coisa.. tens mesmo razão naquilo que escreveste.. fica bem... e quem sabe se nao noa vamos encontrar nalgum serviço de enfermaria... ass: futuro colega

Anónimo disse...

gosteva que ma ajudassem numa coisa..o facto de ter de cumprir tirnos nocturnos nao vos assusta?o tempo em podiamos estar em cas com a familia passado ali no hospital?tem de ser assim?

Enfermagem XXI disse...

Ao último comentário só posso dizer que o ter que fazer turnos é algo que não é exclusivo da profissão de enfermagem (sobretudo a exercida em instituições com internamentos)! Existem dezenas de profissões que fazem outros horários diferentes daqueles que se podem considerar "normais", mas que não são esses turnos, essa "tal anormalidade de horários", que me impedem amim, e com toda a certeza aos meus colegas tb, de estar com a minha família e dedicar-lhe o tempo que merecem. Quantos tem um horário "normal" e tão mal ocupam as suas folgas e o seu tempo extra-laboral? O mesmo acontecerá de certeza em quem pratica o Roullement (designação dada a quem faz este tipo de horários), mas esta não será a principal razão que me impede de ter a minha vida, nem tão pouco me assusta naquilo que é o meu principal objectivo do trabalho: a satisfação pessoal com a actividade que exerço, a satisfação dos utentes e das suas necessidades e proporcionar a melhor qualidade de vida à minha família.
No entanto, existem muitos Enfermeiros que optam por ter um horário fixo (o tal dito normal) mas, a flexibilidade e algumas razões económicas com o horário de turnos, levam a maior parte a escolher o Roullement.

Obrigado pela participação,

Enfermagem XXI

Anónimo disse...

creio que não devemos nos assustar com turnos....estamos aqui para trazer ao próximo um bem estar maior , por muitas vezes seremos a visão deles, a luz...e porque não trabalhar na noite, quando a maioria sente medo estamos ali para ajudar em todas as horas..nossa profissão é unica!!!

Anónimo disse...

em relação ao tempo de curso ... como é? kuantos anos ?

qual é a média necessaria?
gostava que me respondessem...

sou muito nova mas só penso nisto ...
o meu sonho seria ser enfermeira ...

Junior Lopes disse...

a enfermagem é uma da profissoes mais linda do mundo, pq alem de tratar dopaciente ela tenta endender e viver comoa pessoa tratada.
eu amo a enfermagem como a minha vida e nao poderia ter escolhido outra coisa pra ela.

Anónimo disse...

amei oq vc comentou e por isso q em breve pretendo exercer essa profissão,pq sei o significado q ela tem!!!