Motor de Busca

Google
 

sexta-feira, maio 12, 2006

"Renascido a 12 de Maio"

Hoje vim fazer tarde!
Depois de uma manhã ocupada com questões familiares e pessoais, almoço um verdadeiro manjar tradicional desta região da Gândara - "Favas à Gandaresa"! Sempre que chega o mês de maio até que acabe, não há Gandarês que se orgulhe de o ser que não coma pelo menos uma vez por semana este verdadeiro ex-libris da gastronomia local. Uma verdadeira delícia que por estes dias nos devem fazer pensar duas vezes antes de fazer análises (sobretudo lipidograma!). Um dia deixo aqui ficar a receita, já que com alguma "humildade", sou especialista na sua realização...
Chego às quatro da tarde, antes "pico o cartão" (aqui à muitos anos que o fazemos) e vou para a passagem de turno. "Tudo normal, na anormalidade existente", como costuma dizer um colega de serviço!...
No entanto algo estava diferente, de manhã ainda em casa fui ao correio à espera de uma carta da Ordem onde viesse um daqueles pósteres alusivos ao Dia Internacional do Enfermeiro, a cumprimentar e dar forças nestes tempos difíceis, mas infelizmente nada, pelo menos no meu correio. Estão demasiado ocupados com o Congresso ou então a crise também já chegou aos nossos, pensei eu!...
No meu Serviço sim, havia algo de diferente, várias frases colocadas pelo serviço alusivas à profissão e ao nosso objecto de cuidados - o doente. Uma colega, teve uma feliz ideia, na minha opinião, de fazer um inquérito aos doentes internados onde lhes colocava questões tão simples como:
- "Para si o Enfermeiro é (ou não é)..."
- "O Enfermeiro ajuda-me a (ou não me ajuda)..."
- "O que mais admiro (ou detesto) no Enfermeiro é ..."

As respostas são de uma admirável simplicidade, mas a relevância que dão ao papel do Enfermeiro e aos cuidados de enfermagem, orgulham e dão força para continuar a nossa cruzada pelo reconhecimento e dignificação da nossa profissão.
Por agora sinto-me revigorado, "renascido" com aquilo que pude ver e ler (talvez venha ainda aqui a transcrever algumas das frases e respostas registadas), sinto que acima de tudo é com eles (os doentes) que diariamente partilhamos e sentimos alegrias, tristezas, obtemos vitórias e derrotas e que o significado do - "CUIDAR" - dá sentido ao SER ENFERMEIRO.
P. M. G.

5 comentários:

Anónimo disse...

parece-me interessante a ideia de relatar algumas das estórias que nos vão acontecendo ao longo da nossa vida profissional.
Vou procurar contribuir,
um abraço!

Anónimo disse...

Foi uma óptima ideia este Blog! Falar sobre enfermagem é sempre óptimo, para os enfermeiros, claro! Não sei se já vos aconteceu estar num grupo de amigos em que tu e outro são enfermeiros? É extraordinário, em pouco tempo já os dois monopolizamos a conversar sobre a nossa profissão! Porque quando escolhemos esta profissão, escolhemos também uma forma de estar no mundo diferente, uma forma de estar disponível para o outro, que precisa de nós! É uma profissão que se pode estranhar no início, mas que definitivamente se entranha e nos torna pessoas melhores! Sei que estão a pensar que é uma maneira muito romantica de ver esta profissão, mas eu tirei o curso há oito anos e ainda continuo muito apaixonada por esta profissão! SABER, SABER SER, SABER ESTAR, SABER FAZER E ACIMA DE TUDO AMAR!!!!!

Anónimo disse...

vou procurar dar alguns testemunhos e opiniões críticas sobre a profissão e sobre a nossa carreira (será que teremos carreira?). votos de felicidades e sucessos para o blogue já o divulguei a outros colegas do meu hospital.

Anónimo disse...

No meu serviço já fazemos também marcação de cartão electrónico há algum tempo. Esta é uma boa forma de demonstrar-mos as horas que passamos no serviço e que não são contabilizadas (ex. tempo de passagem de turno). O pior é que aqueles que deviam marcar, outras classes profissionais, não o fazem, para nós é indeferente já que se não entrarmos o colega ou colegas que estão de serviço, também não o podem abandonar, ou seja, está sempre um enfermeiro na falta ou ausencia temporária de outro.

Anónimo disse...

caro colega da gandara sou e tambem adepta do club dessa gastronomia assim como doutras tradiçoes.Enfermagem foi sempre a minha meta ,agora que lá cheguei tenho outra é ser sempre umpouco melhor que ontem e pelo menos fazer alguem um pouco mais feliz todos os dias.Nem sempre é facil!!