Motor de Busca

Google
 

domingo, março 16, 2008

SIDA: Lares apoiados pelo Estado rejeitam idosos


O Instituto da Segurança Social confirma à TSF que há lares apoiados pelo Estado a rejeitarem idosos doentes com Sida.

Uma realidade nova que é considerada uma excepção.
TSF Online ( 12:08 / 16 de Março 08 )



"Alguns lares apoiados pelo Estado estão a rejeitar idosos infectados com HIV. No ano passado o Instituto da Segurança Social recebeu três queixas de discriminação. O presidente deste organismo, Edmundo Martinho, garante que são casos isolados, mas que configuram uma nova realidade. Para este responsável a situação deve obrigar «familiares, técnicos e profissionais das instituições» a tentar evitar a tudo o custo «comportamentos deste tipo absolutamente lesivos para os cidadãos». Edmundo Martinho diz ainda que está a decorrer um processo de averiguações, salientando que estão a ser «avaliadas as circunstâncias em que estes casos estão a acontecer» e lança um apelo de vigilância a todos os portugueses. De acordo com a Agência Lusa, numa das situações em causa um médico terá quebrado o sigilo profissional, tendo divulgado a situação clínica do doente aos responsáveis do lar. Num outro caso o lar recuou na decisão e admitiu o idoso com Sida.

O presidente do Instituto da Segurança Social afirma que podem surgir consequências extremas para os lares que façam discriminação. «É preciso encontrar uma solução que salvaguarde o interesse público de apoio a todos os cidadãos e os direitos de cada uma das pessoas», adianta. Edmundo Martinho admite que todos os «cenários são possíveis» para punir os lares que façam discriminação até a quebra do contrato com o Estado, que apoia financeiramente as instituições, embora considere prematuro estar a equacionar esta situação.

De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, estão notificadas no país 2.411 pessoas seropositivas com mais de 55 anos. Nos últimos tempos, tem aumentado exponencialmente o número de novos casos de infecção na população mais velha. Se nos anos 80 raramente surgiam mais de dez novos casos de seropositivos por ano, na década de 90 já rondavam os cem e actualmente chegam a ultrapassar os 200."


Para reflectir!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.