Motor de Busca

Google
 

terça-feira, dezembro 18, 2007

Estas eleições ainda vão fazer correr muita tinta!...


Recolhi há momentos no Público online:

"Resultados da votação ainda não foram divulgados
Candidatos à Ordem dos Enfermeiros prometem impugnar eleições
18.12.2007 - 20h38 Margarida Gomes

Dois dos candidatos que disputaram, na semana passada, as eleições para os órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros (OE) vão impugnar o acto eleitoral por, alegadamente, existirem “irregularidades”, sustentando que o processo “está controlado exclusivamente pela candidatura afecta à actual bastonária [Maria Augusta Sousa]”.

”O processo está armadilhado desde o início e agora entrou em roda livre, ou seja, já ninguém controla a situação e por isso é que os resultados não são divulgados”, acusa José Azevedo, em declarações ao PÚBLICO, garantindo que, independentemente do resultado, irá impugnar as eleições.

“Mesmo que vença as eleições vou impugná-las, porque não quero ficar associado a um processo que em nada dignifica a classe dos enfermeiros. Eles merecem que as eleições para os órgãos que os reapresentam sejam feitas com lisura e democraticidade e nem uma coisa nem outra foram garantidas neste caso”, insurge-se José Azevedo.

Ambos os candidatos denunciaram ontem “a existência de um conjunto de “irregularidades, desde de terem sido colocados votos nas urnas que depois não têm correspondência nos cadernos eleitorais, pessoas que não conseguiram exercer o direito de voto, como aconteceu, por exemplo, em Coimbra, à falta de um regulamento eleitoral específico”. “Todo este processo está gatado”, insiste o candidato.

Mais reservado, Carlos Folgado, que viu o seu processo rejeitado num primeiro momento pela comissão eleitoral pelo facto de a lista que apresentou para a mesa da assembleia geral e do conselho directivo nacional não reunir o termo de aceitação do cargo de todos aqueles que inclui na lista, afirma que está a reunir todos os factos que lhe têm chegado ao conhecimento e que indiciam que “o processo contém ilegalidades”. “O que está a acontecer não tem explicação. É um absurdo esta deslealdade, esta direcção está a tentar esconder algo que está na cara de toda a gente”, denuncia.

“Como é possível que os votos por correspondência não sejam escrutinados por elementos de todas as candidaturas?”, questiona Carlos Folgado, reclamando a impugnação das eleições. “Estou a reunir todas as informações de que disponho e amanhã denunciarei o que se está a passar”, promete.

Ao que o PÚBLICO apurou, os dois candidatos vão reunir-se amanhã à tarde no escritório do advogado de Carlos Folgado, em Lisboa, prevendo-se que no final do encontro possa sair uma posição conjunta que passará, segundo garantem, entre outras medidas pela impugnação do acto eleitoral para os órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros para o mandato 2008-2011.

As eleições para bastonário da OE realizaram-se na passada quinta-feira, mas os resultados ainda não foram divulgados. A Ordem colocou no seu site a informação de que “a divulgação dos resultados estava prevista para 17 de Dezembro, uma vez que os votos por correspondência foram recepcionados até ao dia 14. Contudo, por falta de apuramento numa das secções regionais, tal não aconteceu (...)”. A secção em causa é diz respeito à zona Sul e corresponde àquela que abrange o maior número de enfermeiros com capacidade de voto."


Parece que as mazelas deixadas por estas eleições e por um processo eleitoral atribulado, ainda estão para durar!...

2 comentários:

Unknown disse...

De facto a conclusão deste parece ser prolongada. Esperemos que este processo de espera seja conduzido de forma sereno para que a imagem social dos Enfermeiros não seja prejudicada.

Rosa Silvestre disse...

Do Criancices desejo de um Feliz Natal e um Ano de 2008 melhor!