Motor de Busca

Google
 

sábado, março 17, 2007

Bijuterias da Maria: para ajudar o Tiago

"O Tiago tem uma Neuropatia Hipomielinizante Congénita (Charcot Marie-Tooth). É uma doença que pode acontecer 1 em 100.000. No caso do Tiago até pode ser o único em Portugal. A doença caracteriza-se pelo facto de o corpo não produzir mielina, que é a camada que reveste os nossos nervos e é responsável pela condução dos impulsos nervosos enviados pelo cérebro. No Tiago esses impulsos não chegam ao destino, e por isso o Tiago não se consegue mexer.
A mãe do Tiago teve que se despedir do emprego para lhe dar assistência e enquanto recebeu subsídio (cerca de 365 €), ficou isenta nas consultas médicas, exames, etc. Agora que o subsídio acabou, o Estado atribuiu-lhe um subsídio de assistência a 3ª pessoa de 75 € e cortou-lhe a isenção nas consultas.
Citando a mãe do Tiago(Maria): "Como recebo muito poucas ajudas do Estado (como sempre), tive de arranjar qualquer coisa que faça com que entrem mais alguns euros no curto orçamento, e para que nada falte ao meu filho, que apesar de tudo é o que tenho de mais valioso na vida. A doença faz com ele não tenha qualquer movimento no corpo, e por isso necessita de muitas ajudas para ser movimentado, terapias, aparelhos, etc., etc."
Assim, a Maria começou a fazer bijuterias e criou um blog para as divulgar.
Nós podemos ajudar não só comprando as peças dela como também divulgando o seu blog a todos os nossos conhecidos".
Retirado do blogue "Lusitaniedades"

terça-feira, março 13, 2007

E mais nada!...


Fui hoje informado por um colega que habiltualmente visita o blogue Enfermagem XXI e também outros (como este) que podem ser linkados nesse espaço, que estavam a ser utilizadas com um fim específico noutros blogues, expressões de um post cujo título é "Assembleia da Ordem - Os Enfermeiros vão lá estar?".


Como Editor do blogue Enfermagem XXI, ponderei se haveria de fazer algum comentário sobre esse facto, até pq o responsável não se identifica e tenho por princípio não responder a anónimos, mas pq o blogue Enfermagem XXI não é um espaço de oposição a ninguém, não é partidário de qualquer facção oposocionista da Ordem, não pretende ser sequer um veículo de transmissão de um movimento em especial (todos os que existirem e desejarem terão lá os seus links) pretendemos apenas agitar consciências, pq não aceitamos o uso de determinadas expressões como aquelas que foram usadas em apêndice aos parágrafos retirados do Enfermagem XXI e ainda, pq esses comentários foram difundidos em vários blogues, entendo deixar aqui umas breves notas:


- O texto que serviu de instrumento de arremesso por um determinado anónimo (será que é Enfermeiro?), foi escrito com o objectivo de agitar consciências e provocar aqueles que criticam com termos e métodos que me parecem ser pouco eficazes e sobretudo pouco credíveis para quem pretendem trazer às suas causas;


- levar os Enfermeiros a intervir nos locais próprios e não descarregarem as suas fustrações apenas nestes espaços, aprendendo e tendo a frontalidade de as assumir nos locais próprios;


- possuir uma forma mais eficaz, económicamente mais acessível e melhor organizada, que possa permitir aos Enfermeiros que se manifestem interessados (todos deveriam estar!), participar activamente nestas Assembleias.


De qualquer forma, o Enfermagem XXI é um espaço onde todos os protagonistas se podem manifestar, desde que usem de linguagem não insultuosa!... Mesmo no anonimato!...



ENFERMAGEM XXI

segunda-feira, março 12, 2007

Assembleia da Ordem - Os Enfermeiros vão lá estar?...

Está convocada a Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros para dia 17 de Março, com início às 13.30 horas, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências de Lisboa – Bloco C3, ao Campo Grande, com a seguinte Ordem de Trabalhos:


"1. Leitura e aprovação da acta da reunião ordinária da Assembleia
Geral realizada em 11 de Maio de 2006;


2. Discussão e votação do Relatório e Contas referentes ao ano 2006,
de acordo com o artigo 12.º, alínea b), do Estatuto;


3. Discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento para o
ano 2007, de acordo com o artigo 12.º, alínea a), do Estatuto;


4. Discussão e votação das propostas de alteração dos artigos
3º,6º,7º,8º,9º,20º,27º,29º,30º,31º,34º,37º,40º e 98º do Estatuto
da Ordem dos Enfermeiros de acordo com o artigo 120, alínea c) do
Estatuto da Ordem dos Enfermeiros;


5. Análise e discussão da proposta relativa ao modelo de
individualização das especialidades.
A minha pergunta é, depois das críticas que por essa blogosfera se faz à Ordem e à sua Bastonária, quantos de nós terão a frontalidade e a coragem de o fazerem no local próprio que é a Assembleia Geral?...

E já agora, porque estas reuniões são sempre feitas em Lisboa, porque não programar uma forma mais organizada e económica (pq os tempos são difíceis) para todos podermos estar presentes nesta reunião, da qual fazem parte pontos de ordem extremamente importantes e decisivos para o presente e futuro da Enfermagem em Portugal?

Fica aqui a "provocação" e a sugestão...
P.S. - Não se esqueçam que para participar na Assembleia Geral tem de ter a Cédula Profissional em dia!

sexta-feira, março 09, 2007

Duas Palestras a não perder!

De repente, eis que através do universo da blogosfera, temos acesso a duas excelentes oportunidades de assistir a duas Palestras, na Universidade Internacional da Figueira da Foz, nos dias 21 de Março e no dia 12 de Abril, sobre um tema que a pouco e pouco começa a estar na "ordem do dia" na Saúde em Portugal e que, na nossa opinião, a Dra. Ana Garret tem vindo a ajudar a discutir, esclarecer e porque não, provocar!...
Parabéns à organização que irá, com toda a certeza, ter um enorme sucesso!

Enfermagem XXI recomenda vivamente estas duas Palestras: