Motor de Busca

Google
 

quarta-feira, julho 26, 2006

DIAS DOS AVÓS ou DIA DO IDOSO ?...

De alguns anos a esta parte, o "Dia dos Avós" passou a ter um protagonismo que se bem que ainda não tem o mesmo mediatismo que o "Dia da Mãe", o "Dia do Pai", o "Dia da Mulher", o "Dia da Criança" e outros, mas tem começado a pouco e pouco a despertar a consciência das pessoas para a importância e a premência de dar ao idoso, sim porque o ser avó ou avô está indelevelmente ligado ao ciclo de vida situado na 3ª idade, o destaque devido.
Deste modo e porque, como revelaram os últimos Censos de 2001, a percentagem de população idosa ultrapassou, pela primeira vez, a população situada na faixa etária abaixo dos 65 anos, por isso é permente reformularmos o nosso conceito de avós, de idoso e de uma vez por todas colocá-los no lugar de destaque que lhe é devido e que merecem por mérito próprio.
A Enfermagem como uma profissão que tem como objecto de trabalho a - pessoa humana - qualquer que seja a fase do cilo de vida em que esta se situa, não pode ficar indeferente à importância do seu papel na intervenção e nos cuidados a desenvolver junto deste grupo populacional.
O facto de se viver mais anos, não é um problema, antes uma conquista histórica e não tirar partido desta seria uma enorme perda para todos.
A sociedade civil e política vê-se assim obrigada a repensar o papel do Idoso, de uma forma positiva, com um papel activo e como um cidadão a quem é necessário garantir a plenitude dos seus direitos e assegurar dignidade e qualidade de vida.
Para isso, todos somos chamados a contribuir por forma a garantir a qualidade de vida a que todos aspiramos com o envelhecimento.
O facto de ter mais idade, de ser ou não avô, ou avó, não deve implicar a demissão da vida e o começo da morte. Bem longe disso, deve significar a mudança de actividades, a preparação no sentido de aceitar que as actividades serão diferentes e, de maneira alguma, aceitar a ideia de não ter actividade, ou de dar contributos à sociedade.
Não podemos negar certo avanço, na forma como os idosos e a Geriatria e Gerontologia se tem vindo a afirmar no nosso país, mas no entanto ainda nos situamos longe da realidade dos países Europeus mais desenvolvidos, da América do Norte e mesmo de alguns países da América Latina.
Por isso, é necessário e possível, é permente dignificar cada vez mais o papel dos AVÓS e do IDOSO, tal como preconiza a nossa Constituição.
Assim o saibamos contruir e merecer, pois "velho, ninguém quer ser, mas todos lá queremos chegar"!
P.M.G.

sexta-feira, julho 14, 2006

Raios de Luz

Pouco mais de dois meses passados desde o lançamento deste espaço, parece-me pertinente fazer uma reflexão sobre o mesmo, assim como reforçar alguns pontos que estiveram na sua génese!
Este tem sido um espaço onde passam diariamente algumas dezenas de visitantes e onde existe um local para deixar comentários e/ou sugestões, sobre os quais não é exercido qualquer tipo de moderação ou "censura". É por isso um local onde "a Profissão de Enfermagem, a Saúde e os seus protagonistas" podem e devem expôr, criticar, fomentar a troca de experiências e vivências nos seus mais diversos pontos de vista (do prestador de cuidados, do receptor dos mesmos, do observador, ou mesmo, do financiador/contribuinte ).
Por isso reforço uma vez mais que, a participação activa de todos aqueles que quiserem deixar a sua opinião, ou uma reflexão mais profunda, o podem fazer nos espaços reservados aos comentários, ou então enviando os seus textos para enfermagem21@gmail.com.

Todos somos responsáveis pelo caminho a percorrer e por tudo o que quisermos que seja a nossa profissão e por aqueles que são o nosso objecto de trabalho - os doentes.
Este blogue pretende deste modo, ser mais um raio que possa iluminar a Enfermagem no trilho de um caminho seguro que desejamos e que por direito devemos exigir, sem falsas modéstias, para este século XXI e não pretende ser mais um espaço que a vise "fulminar" ou desviar ao sabor de interesses individuais.
Vamos iluminar e fazer esse caminho!...