Motor de Busca

Google
 

sexta-feira, maio 19, 2006

Testemunho: "12 DE MAIO DE 2006 - Dia Mundial dos Profissionais de Enfermagem"

Na problemática da Saúde existe um triângulo em cujos ângulos de base se situam, respectivamente, o Médico e no outro, como complemento indissociável, o Corpo de Enfermagem, enquanto no vértice gravita o Doente. Todos os esforços das ”bases” objectivam o bem estar do “vértice”. Por assim ser nós, os doentes, não podemos passar ao lado desta data que, com prazer festejamos , para mais em grata e mui selecta companhia.
Nesta efeméride que neste dia ocorre, lembramos com carinho e gratidão os elementos da nossa excelente e actual equipa técnica e não podemos olvidar quantos – e muitos foram - por aqui passaram e por razões diversificadas, não estão hoje ao nosso lado, sem esquecer, também aqueles que, cumprindo as Leis da Vida, trocaram o efémero pela Eternidade. Paz ás sua almas, é a prece que elevamos ao Céu onde a nossa pobre fé as situa e, sinceramente, deseja.
Sem retirar um simples avo ao mérito dos actuais homenageados, as nossas Enfermeiras e Enfermeiros, pedimo-vos licença para aqui e agora lembrarmos todos aqueles que, embora no exercício de diferentes munus, também eles deram o seu contributo complementar do vosso para minorar um padecimento, quem sabe se de alma, ou aligeirar uma dor de semelhante origem.
Quando o sofrimento é lancinante e as mágoas mais que muitas, todos não são demais para aliviarem o peso da nossa cruz!...
Para as nossas gentis Enfermeirinhas e simpáticos Enfermeiros como para quantos, desta ou daquela forma, vos deram colaboração, em nome dos internados neste Rovisco Pais que ainda em mim confiam e no meu próprio, vai o nosso coração eternamente agradecido.

Sou, como sempre fui
o Abel.

sexta-feira, maio 12, 2006

"Renascido a 12 de Maio"

Hoje vim fazer tarde!
Depois de uma manhã ocupada com questões familiares e pessoais, almoço um verdadeiro manjar tradicional desta região da Gândara - "Favas à Gandaresa"! Sempre que chega o mês de maio até que acabe, não há Gandarês que se orgulhe de o ser que não coma pelo menos uma vez por semana este verdadeiro ex-libris da gastronomia local. Uma verdadeira delícia que por estes dias nos devem fazer pensar duas vezes antes de fazer análises (sobretudo lipidograma!). Um dia deixo aqui ficar a receita, já que com alguma "humildade", sou especialista na sua realização...
Chego às quatro da tarde, antes "pico o cartão" (aqui à muitos anos que o fazemos) e vou para a passagem de turno. "Tudo normal, na anormalidade existente", como costuma dizer um colega de serviço!...
No entanto algo estava diferente, de manhã ainda em casa fui ao correio à espera de uma carta da Ordem onde viesse um daqueles pósteres alusivos ao Dia Internacional do Enfermeiro, a cumprimentar e dar forças nestes tempos difíceis, mas infelizmente nada, pelo menos no meu correio. Estão demasiado ocupados com o Congresso ou então a crise também já chegou aos nossos, pensei eu!...
No meu Serviço sim, havia algo de diferente, várias frases colocadas pelo serviço alusivas à profissão e ao nosso objecto de cuidados - o doente. Uma colega, teve uma feliz ideia, na minha opinião, de fazer um inquérito aos doentes internados onde lhes colocava questões tão simples como:
- "Para si o Enfermeiro é (ou não é)..."
- "O Enfermeiro ajuda-me a (ou não me ajuda)..."
- "O que mais admiro (ou detesto) no Enfermeiro é ..."

As respostas são de uma admirável simplicidade, mas a relevância que dão ao papel do Enfermeiro e aos cuidados de enfermagem, orgulham e dão força para continuar a nossa cruzada pelo reconhecimento e dignificação da nossa profissão.
Por agora sinto-me revigorado, "renascido" com aquilo que pude ver e ler (talvez venha ainda aqui a transcrever algumas das frases e respostas registadas), sinto que acima de tudo é com eles (os doentes) que diariamente partilhamos e sentimos alegrias, tristezas, obtemos vitórias e derrotas e que o significado do - "CUIDAR" - dá sentido ao SER ENFERMEIRO.
P. M. G.

domingo, maio 07, 2006

Ser Enfermeiro

Dia 12 de Maio de 2006, "Dia Internacional do Enfermeiro".
Uma data que pelo seu simbolismo dá início a este blogue. Pretende-se que seja um espaço dedicado à profissão, desde os Enfemeiros, aos estudantes de Enfermagem, não esquecendo também as pessoas, utentes ou não de Cuidados de Enfermagem, que queiram também deixar aqui o seu testemunho.
Ser Enfermeiro é ser humano, com todas as suas dimensões, potencialidades e restrições, alegrias e frustrações; é ser aberto para a vida, e ao mesmo tempo envolver-se no compromisso assumimido com a Enfermagem, com os utentes.
O Enfermeiro ajuda os doentes a superar a doença com conhecimento científico adquirido, mas também com conforto, cuidado e atenção.
Ser Enfermeiro é ser "gente que cuida de gente".
Os Enfermeiros sempre agiram com base em normas, em princípios gerais aceites consensualmente, formando uma organização do seu saber. O conjunto de crenças, valores, expectativas e normas de acção da Enfermagem sempre formaram, em sentido amplo, uma teoria operativa, ou seja, fundamentos da acção, explicação para se realizar ou não, determinadas acções. Dessas normas para a acção, há um caminhar para o seu questionamento e reformulação através da reflexão e da actividade de pesquisa.
Este espaço pretende, por isso mesmo, ser um local onde livremente se possam fazer também algumas reflexões sobre a nossa actividade profissional e académica, assim como pretende realçar aspectos práticos e experiências pessoais do nosso dia-a-dia, da nossa convivência contínua com as alegrias, as tristezas, as vitórias e as derrotas da vida.
Conto com todos nesta caminhada, vamos fazer deste espaço um fórum para divulgar, partilhar dificuldades e contributos, dando deste modo mais alguns passos em direcção a uma melhor Enfermagem em Portugal no Século XXI.
Conto todos, vamos a isso?
Pedro Miguel Gordo